Como usar a semente de linhaça

A semente de linhaça precisa ser moída (no liquidificador ou no moedor de café). Como é muito pequena e sua casca é espessa, fica difícil rompê-la durante a mastigação para aproveitar seus nutrientes. A dose diária varia dependendo da orientação médica. A sugerida pela dra. Lilian Thompson é de 25 g (cerca de duas colheres de sopa).

O óleo comestível de linhaça prensado a frio pode ser usado para temperar a salada de sua preferência. Os médicos indicam duas colheres de sopa diárias.

Embora tanto o óleo quanto a semente de linhaça sejam fontes de ômega, o dr. Dirceu Pereira dá preferência ao consumo das sementes por também serem ricas em fibras (seu intestino agradece) e em fitoesteróides.

Vitamina matinal: deixe duas colheres (sopa) de sementes de linhaça de molho na noite anterior junto com duas tâmaras ou ameixas em um copo de água. De manhã, acrescente mais um copo de água e bata no liquidificador. Em seguida, adicione uma banana e uma pitada de canela e bata novamente. Não há constipação intestinal que resista!

A farinha também pode ser adicionada ao prato de salada ou à porção de arroz na hora de comer. Atenção: se for colocada antes, costuma melar a comida.


Extraido da Revista Nova-Editora Abril